Wednesday, November 28, 2007

Esquina de Alfama

Se está interessado em vestir a personagem de verdadeiro e típico lisboeta da época dos filmes a preto e branco, sugiro que entrem neste restaurante.
Provavelmente tasca típica é a palavra que melhor caracteriza uma pequena sala onde poderá desfrutar de um simpático e divertido momento musical.
Poder-se-á considerar uma casa de fados, sendo que os fadistas convidados são os vizinhos do bairro, cheios de boa disposição, apresentados de uma forma efusiva e calorosa pelo dono do restaurante.
Á que considerar que para este género de refeição a vontade de falar não pode ser muita, pois é necessário manter o silêncio durante as actuações, havendo claro está, momentos de pausa, de luz acesa e tudo!
A comida é tipicamente portuguesa, onde o vencedor é o nosso bacalhau, havendo uma diversa panóplia de pratos referentes a esta carne do mar.
A sangria muito convidativa, obrigando-nos a beber um copo a seguir ao outro, engana o preço, por isso veja bem o preçário antes de pedir seja o que for para a mesa, porque o ar simples da casa engana no acto do pagamento.
Mas se quiser aproveitar uma refeição diferente acompanhada de uma boa guitarra portuguesa e de um ambiente acolhedor e simpático, apareça, pois vale bem a pena.

11 comments:

Elisa said...

Também estive lá e não gostei dos fados nem dos preços.Os fadistas são muito desafinados e só gritam folclore ou marchas.Não se aproveitou um!Não recomendo a quem gostar de fado a sério.
Beijo.

lino ramos said...

ESTA DONA ELISA DEVE TER MUITO POUCO CONHECIMENTO DE FADO.
PORQUE GOSTA-VA QUE FIZESSE UMA PESQUISA SOBRE AS CRITICAS DA CASA TODAS ELAS SAO POSITIVAS.
A SUA CRITICA E A UNICA QUE LI NEGATIVA


DINA ALONSO

Unknown said...

O fado não é apenas p apreciar a voz dos artistas, mas todo o peso cultural que possui, e nesta casa vive-se um ambiente tipico dos bairros lisboetas e sente-se a vivencia e a partilha de vida entre as pessoas. Por isso é que é um sitio tao espetacular!!

Margarida said...

A Joana nem sonha a "vivencia" que este restaurante oferece aos clientes e a alguns amigos!... Pois fique a saber que esta casa já é conhecida em Alfama como a "Casa dos Bicos",porque será?...Informe-se,minha amiga,e se lá voltar aproveite e dê uma espreitadela no restaurante em frente (Taverna Del Rey) assim fica a conhecer a diferença entre o FADO e a PALHAÇADA.
Cordiais cumprimentos.
Margarida Dinis

Unknown said...

margarida nao deve saber bem o que e a casa dos bicos. a casa dos bicos e um edificio no campo das cebolas, zona de lisboa, chamado assim pq os seus azulejos sao piramides quadrangulares em relevo.
Nao sou eu que tenho de me informar.
O restaurante em frente tambem é bom sim senhor, mas ambientes diferentes.

Unknown said...

a esquina de alfama ja teve grandes vozes no passado, presentemente tem lá duas das piores vozes , que se dizem de fadistas um tal ricardo e uma graça, que não tem graça nenhuma a cantar.gritos ,falta de melodia descompassados, é assim o elenco da esquina de alfama.Quanto a comida, é boa e servem bem, ainda que os preços sejam altos para o fado que se ouve lá

Unknown said...

tem toda a razão D Elisa, os fadistas da esquina de alfama, serviam para estarem a fazerem de espantalhos na minha quinta para espamtarem os corvos

MARIA said...

ENFIM................POBRES COMENTARIOS, SÓ MOSTRAM DOR DE COTOVELO, INVEJA E FALTA DE CONHECIMENTO.
SÃO COMENTARIOS DE DITAS "PESSOAS" QUE VIVEM FRUSTRADAS POR QUALQUER MOTIVO.....MAS ENFIM..........
É QUESTÃO PRA DIZER QUANDO OS CÃES LADRAM A CARAVANA PASSA.
E JÁ AGORA ESSE TAL RICARDO, É DOS ARTISTAS REVELAÇÃO COM MAIS PROCURA PARA ESPECTACULOS E PRESENÇAS EM DIVERSOS EVENTOS...
JÁ AGORA, CONVIDO-OS A APARECEREM NO RESTAURANTE "ESQUINA DE ALFAMA" PARA TIRAREM AS VOSSAS CONCLUSÕES..........
COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS.
MARIA

Unknown said...

Há sempre pessoas que por qualquer motivo, normalmente menos dignos de gente de bem, se comprazem em dizer mal seja de quem for e por qualquer motivo.
Aconselho as pessoas que serviram deste cantinho dedicado ao fado, a visitar esta casa de fados que é reconhecida pela boa comida, amabilidade e, principalmemte, onde se houve e vive fado.
José Fernandes

luís.r said...

É nítido que há muitas querrinhas e invejas nos comentários anteriores.

Não sou um purista de fado. Se fosse ficava em casa a ouvir os cds da Amália ou do Marceneiro. Mas gosto de sair à rua e ouvir cantar.

Há três anos que passo pela Esquina de Alfama de vez em quando. Ouvi cantar mal e ouvi cantar bem, mas acima de tudo ouvi vontade e gosto de cantar fado. O Ricardo Mesquita, que no ano passado estava ainda "tremido" estava na semana passada absolutamente espectacular, afinado e com uma voz portentosa. E o Paulo Santos esteve tão bem à guitarra que até comprei o "cd dos turistas".

A quem não conhece, dou um conselho, passe por lá uma vez ou duas. Se não gostar paciência. Há muitas casas de fado em Lisboa cada uma com o seu estilo. Se gostar volte e faça parte dos que já se consideram "amigos da casa" mesmo que não sejam reconhecidos pelo pessoal.

luís.r said...

E esqueci-me de mencionar a comida. A cataplana levou tempo a fazer, mas foi a melhor que alguma vez comi.